Funil de Vendas – Estratégia de marketing

Você já ouviu falar em Funil de Vendas?

O funil de vendas é uma ferramenta estratégica que as empresas costumam usar em seus marketings com o objetivo maior de alcançar seus clientes. É uma estratégia valiosa e eficiente porque traz excelentes resultados com dados mais precisos e certeiros para o processo de vendas.

O funil é uma ferramenta que facilita uma gestão inteligente das suas oportunidades de vendas. Em termos de marketing digital, isso significa atrair mais pessoas que ainda não conhecem seu negócio através do seu conteúdo, trabalhar e nutrir esses prospects (leads) até o momento em que estejam prontos para efetuar a compra.

Já conhece o Funil de Vendas do seu negócio?

Se você ainda não conhece um funil de vendas, está na hora de aprender mais sobre essa estratégia pela suma importância que representa para o marketing do seu negócio.

funil-de-venda

Para que um funil de vendas traga melhores resultados, um dos pontos a considerar é conhecer muito bem o perfil do público-alvo e persona do seu negócio. Saber identificar a diferença entre esses dois conceitos pode ajudar muito na estratégia de relacionamento com sua audiência, de uma forma mais acertada:

🔸 O Público-Alvo é um grupo de pessoas para o qual o objetivo do seu negócio está direcionado.
🔸 O Persona é uma imagem fictícia do seu cliente ideal com características e particularidades bem mais específicas como faixa etária, sexo, grau de instrução, localização, interesses, profissão etc…

Depois de identificar esses dois elementos do seu negócio, a comunicação será mais eficaz para impactar o público certo com uma mensagem mais adequada a ele. Assim, cada etapa da jornada do seu funil de venda tende a refletir mais fidelidade e proximidade com o possível cliente.
Sabemos que muitos erros podem ser cometidos ao produzir conteúdos para suas estratégias de Marketing Digital, fazendo com que uma mensagem não chegue ao seu destino certo! O conteúdo serve tanto para fidelizar os clientes quanto para afastá-los, caso não seja bem pensado e relacionado ao público certo, o que pode atrapalhar muito a  estratégia de relacionamento.

Como funciona um funil de vendas?

É só imaginar o formato de um funil, literalmente, onde tudo que entra pelo topo acaba saindo pelo fundo…

Ao usar um funil de vendas em sua estratégia, deve ser o seu objetivo contar com as ações certas para fazer seu público descer até a última etapa. Ou seja, para o topo do funil, você precisa usar conteúdo que atraia a pessoa e  para o meio do funil, usar conteúdo que incentive e desperte interesse e por último, usar conteúdo com mais aprofundamento, que seja capaz de levar a pessoa até a etapa final do funil (para o fundo dele) e assim, fazer com que ela fique mais próxima de realizar uma ação, seja para fazer uma compra ou um cadastro…

Dividido em três etapas (topo, meio e fundo), que retratam diferentes graus de aproximação do cliente em relação ao produto ou serviço que está ao final (etapa de fundo do funil). Quem está no fundo tem probabilidade maior de fechar um negócio ou comprar um produto do que quem está lá no topo (no começo do funil). Uma estratégia de marketing que retrata o caminho percorrido pelo cliente, desde o momento em que tem um primeiro contato com a empresa, até a hora em que adquire um produto ou serviço dela.

Características das etapas de um funil de vendas:

1- Topo do funil
O topo do funil também é chamado de etapa da consciência, onde o seu público ainda não reconhece que tem um problema a ser resolvido pelo seu produto.
E como ele nem está fazendo buscas no Google por uma solução como a sua, o conteúdo precisa despertar a consciência de que tem uma necessidade a ser resolvida.
Essa etapa é a mais distante de uma decisão de compra. E por isso, o conteúdo veiculado no topo do funil precisa ser leve e sem aprofundamentos. É o caso, por exemplo, de blog posts, publicações em redes sociais …

2- Meio do funil
No momento em que o seu público reconhece que tem um problema a ser resolvido, significa que ele passou para o meio do funil.
A partir daí, chega o estágio em que sua empresa precisa ajudar a audiência a compreender melhor essa necessidade, já que ela quer resolvê-la sozinha. Por meio do seu conteúdo, ofereça informações, dicas, tutoriais, que sejam úteis para facilitar esse entendimento.
Entre as possíveis soluções para o problema do público está a aquisição do seu produto. Quem opta por esse caminho chega ao fundo do funil.

3- Fundo do funil
No último estágio do funil de vendas, o público já está decidido a comprar uma solução como a sua. O seu papel é apresentar o produto da sua empresa como a melhor escolha.

Essa é a hora de fazer comparativos, destacando os benefícios trazidos pelo seu produto em relação aos da concorrência.

Para ter sucesso no fundo do funil, deixe claro para o público que realmente sabe como solucionar o problema dele e tem a expertise necessária.

Enfim, o funil de vendas funciona como um recurso essencial para planejar abordagens de comunicação mais adequadas para atrair o público em seus diversos estágios.

Criar um Funil de Vendas não requer grandes investimentos:

Com um excelente custo-benefício, o funil garante acesso ao público certo, sem precisar empenhar tantos recursos financeiros.

O modelo do funil de vendas serve para qualquer tipo de empresa, não importando o tamanho dela. É um recurso de fácil implementação que traz bons resultados, independentemente, do orçamento.

O funil de vendas também ajuda a aumentar a confiança do seu público:

Certamente, quem avança pelos estágios do funil de venda, está tendo uma boa experiência ao interagir com a sua marca e passa a enxergar  sua empresa como uma parceira e autoridade no assunto. Isso é bastante valioso porque aumenta a confiança, algo essencial para fechar negócios.

Agora que você já sabe o que é funil de vendas e os seus principais atrativos , está na hora de implementar essa estratégia de marketing para aumentar as vendas do seu negócio.

Quer ter seu Funil de Vendas? 

A equipe do Salário Digital indica uma empresa parceira,  INTERPLAN AGÊNCIA DIGITAL para criar o seu funil de vendas e usar como estratégia principal no marketing de seu negócio . Não perca mais tempo e entre nessa!

Quer ficar por dentro de mais dicas como essa? Continue acompanhando nossos artigos aqui…

Em breve, também, vamos publicar artigos sobre público-alvo e persona, aguardem…

Fonte de Pesquisa – créditos para : Blog Gdigital

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