COMO USAR O PODER DOS GATILHOS MENTAIS PARA VENDAS
Em meio a uma concorrência cada vez mais forte, torna-se necessário conhecer meios que aproximem sua marca dos seus consumidores e que garantam o seu engajamento.
Você sabia que os gatilhos mentais podem ser o pulo do gato nas suas vendas pela internet?
Os gatilhos mentais estão se tornando uma das estratégias comerciais mais adotadas nos últimos tempos, essa estratégia de persuasão está ajudando muitas empresas a alavancar seus resultados e vendas, e por isso está sendo cada vez mais procurada e executada pelas empresas.
Segundo alguns estudos, o ser humano toma a maioria das suas decisões baseadas primeiro no inconsciente, e só depois vêm à consciência, normalmente acompanhadas de uma justificativa racional. Dessa maneira, primeiro, o seu cérebro decide o que você vai fazer, depois, essa decisão aparece na sua consciência, o que transmite a sensação de que você está tomando a decisão de forma racional e daí, você acaba agindo de acordo com a decisão que foi tomada
Sabendo da grande influência dos principais gatilhos mentais para vendas
e que eles tem o poder de despertar a atenção, o interesse e por fim, determinar tomadas de decisão é que trouxemos aqui, alguns dos principais gatilhos mentais, que são considerados fundamentais e mais usados no mundo comercial, que podem ajudar e dar aquele empurrãzinho para alavancar as vendas do seu negócio, da sua marca, do seu produto ou do seu serviço.
São eles, os gatihos mentais da:
✅1- Escassez – saber que uma coisa que tanto queremos pode não estar mais disponível é outro gatilho importante que pode ajudar nos resultados da sua divulgação. E para exercer essa função de escassez, a dica é abusar de palavras ou expressões que disparem no inconsciente um gatilho mental imediato como por exemplo, usando frases assim: “restam poucas unidades”, “últimas unidades”, “últimas vagas”, “poucas vagas”, “tempo de promoção se esgotando” etc
✅2- Urgência – Passar a sensação para o cliente, de que se ele não fechar algo ou comprar naquele momento, não terá outra oportunidade. O gatilho da urgência causa exatamente esse impacto no cliente.
✅3- Reciprocidade – neste gatilho você mostra empatia ao próximo, que com certeza irá sentir a necessidade de também te ajudar, pois gentileza gera gentileza certo? A reciprocidade é o gatilho mais nobre e deve ser usado em qualquer negócio. Sempre ofereça materiais gratuitos para seu público: até quando for vender algo, dê uma amostra grátis do seu produto ou serviço. Assim, a pessoa ficará com a sensação de que está te devendo um favor e precisa retribuir de alguma forma, seja cadastrando o email na sua lista ou mesmo comprando um de seus produtos.
✅4- Autoridade – para que as pessoas confiem em você e no seu trabalho, precisa posicionar-se como uma autoridade no nicho em que atua. Transmita a idéia de que você é uma autoridade no assunto, mostrando conhecimento,fornecendo ao seu público materiais úteis e gratuitos. Mostre às pessoas que você tem experiência, adquira a confiança delas e a autoridade será uma consequência!
✅5- Prova social – a prova social é um gatilho muito poderoso.
Veja um exemplo do cotidiano. Se você tivesse que escolher entre dois restaurantes: um bem mais cheio, com uma fila de espera, ou o do lado, totalmente vazio… Qual escolheria? Por mais que as pessoas não gostem de esperar, elas preferem não se decepcionar. Logo, pensamos: se o restaurante está cheio é porque é bom!
Independemente do motivo (medo, curiosidade, hesitação), quanto mais pessoas optam por determinada opção, mais somos influenciados a tomar a mesma atitude. Seja em relação à moda, alimentação, um aplicativo e etc.
Para ativar esse gatilho em seu negócio, use depoimentos de clientes, pesquisas de satisfação, quantidade de unidades vendidas, imagens de pessoas usando seu produto ou serviço…
✅6- Garantia (Comprometimento) –
Sabemos que muitas pessoas fazem objeção em comprar pela internet por insegurança. Falar sobre a garantia do produto/serviço e do prazo de entrega, troca ou devolução é importante para deixar o cliente mais seguro e fazer a compra. Se possível, utilize também, “termos de garantia do consumidor por 7 dias” ou frases tipo essa, dependendo da situação: “em caso de insatisfação com o produto/serviço vendido, o cliente tem como garantia a devolução de seu dinheiro ou troca do produto”. Lembrando que o uso de cada frase tipo essas, vai depender muito de cada situação ou do que está sendo oferecido!
✅7- Afinidade – diga aos clientes o quanto o produto ou serviço te ajudou, em situações que são comuns à ele também.
✅8- Curiosidade – somos curiosos por natureza. Ative esse gatilho com frases como “Leia até o final e descubra o segredo do meu sucesso”.
✅9- Antecipação – como o próprio nome já diz, este gatilho consiste em se antecipar para algo que irá ocorrer no futuro, com o propósito de aguçar os sentidos do cliente e gerar uma expectativa futura.
Quer continuar lendo mais sobre o poder dos Gatilhos Mentais, sugerimos uma boa leitura no artigo https://viverdeblog.com/gatilhos-mentais/#gatilhos-mentais-autoridade
Créditos – Fonte de Pesquisa no site Viver de Blog