Gatilhos Mentais para Vendas - dicas de como usá-los

COMO USAR O PODER DOS GATILHOS MENTAIS PARA VENDAS 

Em meio a uma concorrência cada vez mais forte, torna-se necessário conhecer meios que aproximem sua marca dos seus consumidores e que garantam o seu engajamento.
Você sabia que os gatilhos mentais podem ser o pulo do gato nas suas vendas pela internet?gatilhos-mentais-para-vendas
Os gatilhos mentais estão se tornando uma das estratégias comerciais mais adotadas nos últimos tempos, essa estratégia de persuasão está ajudando muitas empresas a alavancar seus resultados e vendas, e por isso está sendo cada vez mais procurada e executada pelas empresas.
Segundo alguns estudos, o ser humano toma a maioria das suas decisões baseadas primeiro no inconsciente, e só depois vêm à consciência, normalmente acompanhadas de uma justificativa racional. Dessa maneira, primeiro, o seu cérebro decide o que você vai fazer, depois, essa decisão aparece na sua consciência, o que transmite a sensação de que você está tomando a decisão de forma racional e daí, você acaba agindo de acordo com a decisão que foi tomada

Sabendo da grande influência dos principais gatilhos mentais para vendas

e que eles tem o poder de despertar a atenção, o interesse e por fim, determinar tomadas de decisão é que trouxemos aqui, alguns dos principais gatilhos mentais, que são considerados fundamentais e mais usados no mundo comercial, que podem ajudar e dar aquele empurrãzinho para alavancar as vendas do seu negócio, da sua marca, do seu produto ou do seu serviço. gatilhos-mentais-para-vendas

São eles, os gatihos mentais da:

✅1- Escassez – saber que uma coisa que tanto queremos pode não estar mais disponível é outro gatilho importante que pode ajudar nos resultados da sua divulgação. E para exercer essa função de escassez, a dica é abusar de palavras ou expressões que disparem no inconsciente um gatilho mental imediato como por exemplo, usando frases assim: “restam poucas unidades”, “últimas unidades”, “últimas vagas”, “poucas vagas”, “tempo de promoção se esgotando” etc
✅2- Urgência – Passar a sensação para o cliente, de que se ele não fechar algo ou comprar naquele momento, não terá outra oportunidade. O gatilho da urgência causa exatamente esse impacto no cliente.

✅3- Reciprocidade – neste gatilho você mostra empatia ao próximo, que com certeza irá sentir a necessidade de também te ajudar, pois gentileza gera gentileza certo? A reciprocidade é o gatilho mais nobre e deve ser usado em qualquer negócio. Sempre ofereça materiais gratuitos para seu público: até quando for vender algo, dê uma amostra grátis do seu produto ou serviço. Assim, a pessoa ficará com a sensação de que está te devendo um favor e precisa retribuir de alguma forma, seja cadastrando o email na sua lista ou mesmo comprando um de seus produtos.

✅4- Autoridade – para que as pessoas confiem em você e no seu trabalho, precisa posicionar-se como uma autoridade no nicho em que atua. Transmita a idéia de que você é uma autoridade no assunto, mostrando conhecimento,fornecendo ao seu público materiais úteis e gratuitos. Mostre às pessoas que você tem experiência, adquira a confiança delas e a autoridade será uma consequência!

✅5- Prova social – a prova social é um gatilho muito poderoso.

Veja um exemplo do cotidiano. Se você tivesse que escolher entre dois restaurantes: um bem mais cheio, com uma fila de espera, ou o do lado, totalmente vazio… Qual escolheria? Por mais que as pessoas não gostem de esperar, elas preferem não se decepcionar. Logo, pensamos: se o restaurante está cheio é porque é bom!
Independemente do motivo (medo, curiosidade, hesitação), quanto mais pessoas optam por determinada opção, mais somos influenciados a tomar a mesma atitude. Seja em relação à moda, alimentação, um aplicativo e etc.

Para ativar esse gatilho em seu negócio, use depoimentos de clientes, pesquisas de satisfação, quantidade de unidades vendidas, imagens de pessoas usando seu produto ou serviço…

✅6- Garantia (Comprometimento) –

Sabemos que muitas pessoas fazem objeção em comprar pela internet por insegurança. Falar sobre a garantia do produto/serviço e do prazo de entrega, troca ou devolução é importante para deixar o cliente mais seguro e fazer a compra. Se possível, utilize também, “termos de garantia do consumidor por 7 dias” ou frases tipo essa, dependendo da situação: “em caso de insatisfação com o produto/serviço vendido, o cliente tem como garantia a devolução de seu dinheiro ou troca do produto”. Lembrando que o uso de cada frase tipo essas, vai depender muito de cada situação ou do que está sendo oferecido!

✅7- Afinidade – diga aos clientes o quanto o produto ou serviço te ajudou, em situações que são comuns à ele também.

✅8- Curiosidade – somos curiosos por natureza. Ative esse gatilho com frases como “Leia até o final e descubra o segredo do meu sucesso”.

✅9- Antecipação – como o próprio nome já diz, este gatilho consiste em se antecipar para algo que irá ocorrer no futuro, com o propósito de aguçar os sentidos do cliente e gerar uma expectativa futura.

Quer continuar lendo mais sobre o poder dos Gatilhos Mentais, sugerimos uma boa leitura no artigo https://viverdeblog.com/gatilhos-mentais/#gatilhos-mentais-autoridade

Créditos – Fonte de Pesquisa no site Viver de Blog